quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

AULA ZOOM 4 DE SOCIOLOGIA 2021 DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 4 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

SOCIEDADE E CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:

(Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.)

POSITIVISMO: (Prof. José Antônio Brazão.)

Pergunta inicial: Que tem a Bandeira Nacional Brasileira a ver com a Sociologia e a Filosofia?

Com certeza, a Bandeira Nacional Brasileira tem tudo a ver com a Sociologia e a Filosofia, como veremos a seguir.

Vejamos a Bandeira Nacional Brasileira:

IMAGENS: BANDEIRA DO BRASIL.

Em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil#/media/Ficheiro:Flag_of_Brazil.svg

De acordo com Afrânio Silva e outros:

“Considerado um dos fundadores do pensamento sociológico, Augusto Comte é o criador do Positivismo.” (SILVA ET ALII, 2017: p.23).

POSITIVISMO: Corrente de pensamento criada pelo filósofo francês Augusto Comte (1798 – 1857), o Positivismo está relacionado ao surgimento da Sociologia como ciência. Seu método [caminho de investigação, de estudo] exige que o investigador assuma uma atitude laica [não religiosa] e pragmática [prática, experimental] na busca dos princípios que governam a vida social, como um físico que procura identificar as leis do mundo natural. O Positivismo defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade e que só se pode afirmar que uma teoria é correta se ela for comprovada por meio de métodos científicos válidos. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do século XX, período em que chegou ao Brasil, tendo exercido significativa influência no país, que expressa em sua bandeira republicana o lema positivista ‘Ordem e Progresso’.” (Idem, p. 23). (O que está entre chaves e grifado: meu, para ajudar na exposição.)

IMAGENS: AUGUSTO COMTE. Em:

https://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Comte#/media/File:Auguste_Comte.jpg

Não é só com o lema “Ordem e Progresso”, do Positivismo, que a Bandeira Nacional tem relação com esta filosofia de um dos fundadores da Sociologia. Nela encontramos elementos de, pelo menos, duas ciências: Matemática e Astronomia, muito valorizadas por Augusto Comte. Onde ambas se encontram?

No caso da Matemática: retângulo, losango e círculo, além de duas linhas curvas. No caso da Astronomia: o mapa dos céus noturnos no dia da Proclamação da República no Brasil (15 de novembro de 1889).

O método (método, do grego, significa caminho) de estudo da Sociologia, de acordo com Augusto Comte, deve seguir o exemplo da FÍSICA. Curiosamente, o nome original dado por Comte à Sociologia é de FÍSICA SOCIAL. Só para lembrar a respeito da Física, onde Comte se inspira:

IMAGENS: HISTÓRIA DA FÍSICA. Em:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_physics

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_physics#/media/File:Newtons_cradle_animation_book_2.gif

Augusto Comte viveu em pelo século XIX, era do auge da Revolução Industrial na Europa, de grande comércio e de globalização, de contato entre povos do mundo inteiro por conta dos meios de transporte e do comércio de produtos dos quatro cantos do mundo, especialmente industrializados na Europa. A Revolução Industrial foi resultante das descobertas de séculos anteriores – novas terras (Grandes Navegações), descobertas científicas, invenções, entre outras.

No campo das ciências, no século XIX, vale citar:

*Evolucionismo (Charles Darwin e Alfred Russel Wallace).

*Estudos da eletricidade (por exemplo: Michael Faraday e outros).

*Estudos a respeito do eletromagnetismo (p. ex.: Michael Faraday e outros).

*A invenção do telégrafo com fio.

*O uso da máquina a vapor, de Watt e outros, aplicada em navios, trens de ferro, entre outros veículos, dando grande impulso aos transportes e à indústria (acelerando os processos de produção).

*Desenvolvimento da Matemática para além da matemática de Euclides (antigo matemático grego).

*Desenvolvimento da Química, que havia tomado impulso, particularmente, com as descobertas e os livros de Antoine Lavoisier, francês que viveu no século XVIII.

IMAGENS DO SÉCULO XIX (Verbete Século XIX, da Wikipédia):

https://en.wikipedia.org/wiki/19th_century

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/19th_century#/media/File:Antoine-Jean_Gros_-_Capitulation_de_Madrid,_le_4_d%C3%A9cembre_1808.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XIX#/media/Ficheiro:Rio_de_janeiro_1889_01.jpg

Como se pode ver, o nascimento do Positivismo e da Sociologia como ciência assenta-se num tempo de grande desenvolvimento técnico, tecnológico e científico, além de outras transformações que vinham ocorrendo na Europa e no mundo como um todo.

POSITIVISMO é uma palavra que deriva de POSITIVO, que vem de PÓSON, no grego. POSITIVO é aquilo que pode ser medido, pesado, calculado, demonstrado experimentalmente – em suma: o que pode ser exposto com clareza pelas ciências.

Vale lembrar que, antes do século XIX, a partir do Renascimento (Séculos XV-XVII, aproximadamente), as ciências sofreram grande impulso, devedor, sem dúvida, a outros desenvolvimentos em séculos anteriores (Idade Média). A Revolução Científica Moderna mostra bem isto. Vejamo-la em imagens:

IMAGENS: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA. Em:

https://es.wikipedia.org/wiki/Revoluci%C3%B3n_cient%C3%ADfica

Em slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Revoluci%C3%B3n_cient%C3%ADfica#/media/Archivo:Newton-Principia-Mathematica_1-500x700.jpg

Augusto Comte (século XIX), entusiasmado pelo PROGRESSO que as ciências foram e são capazes de conduzir, como já foi dito, criou o Positivismo ou Filosofia Positiva. Daí uma palavra importante na Bandeira Nacional Brasileira. A outra é ORDEM. Que ordem? A ORDEM SOCIAL E POLÍTICA. Para haver progresso, junto com ele é preciso ORDEM dentro da sociedade e na política. Curiosamente, a ordem vem primeiro: ORDEM E PROGRESSO, lema do Positivismo.

Mas Comte também fundou uma religião: a Religião da Humanidade. Crê em Deus. Celebra as grandes personagens da história humana: grandes cientistas, descobridores, inventores, escritores e outros personagens do mundo intelectual e até mesmo político. Uma curiosidade: o MARECHAL RODON, brasileiro, além de Positivista, foi seguidor da Religião Positivista da Humanidade. Imagens:

IMAGENS: RELIGIÃO DA HUMANIDADE. Em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_da_Humanidade

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_da_Humanidade#/media/Ficheiro:Templo_Positivista_em_Porto_Alegre.JPG

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Verbetes: Bandeira do Brasil, Augusto Comte, História da Física, Século XIX, Revolução Científica, Religião da Humanidade. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 17 de fev. de 2021.

 

Nenhum comentário: