SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 4 DE FILOSOFIA 2021
CONTEÚDO:
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo
interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.
Filosofia,
ao pé da letra, é amizade (philia, grego) com a sabedoria (sophia, grego) ou
amor (philia) à sabedoria (sophia), como vimos em uma aula anterior, ao nos
referirmos ao filósofo Pitágoras que, segundo Marilena Chauí cita, criou a
palavra para referir-se como amigo da sabedoria (filósofo). A filosofia tem uma
história muito antiga. Vejamos algumas imagens:
FILOSOFIA
– IMAGENS:
https://it.wikipedia.org/wiki/Filosofia
Em
slides:
https://it.wikipedia.org/wiki/Filosofia#/media/File:Owl_of_Minerva.png
Existe,
sem dúvida, uma filosofia oriental (no Oriente, a leste), com Buda, Confúcio,
Lao-Tsé e outros. Aqui será considerada tão-somente a filosofia ocidental,
filosofia nascida no mundo grego antigo e que se espalhou pelo mundo ocidental
(do Ocidente, a oeste do mundo), mas que, com certeza, influenciou e influencia
o mundo todo ainda hoje, como veremos mais adiante.
A
filosofia, enquanto reflexão racional (baseada na razão, logos, em grego) a respeito do mundo, nasceu nas colônias gregas da
Ásia Menor (atual Turquia) e Magna Grécia (Sul da Itália), com filósofos que
buscavam respostas não baseadas no mito ou nas religiões a respeito das origens
e dos princípios fundamentais de todas as coisas, do universo e dos seres.
IMAGENS: COLONIZAÇÃO
GREGA.
Em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Colonisation_grecque
Em slides:
Mas
por que a filosofia não nasceu na Grécia continental, diretamente? Uma das
razões foi a força da religião, mais estruturada nas cidades-estados (póleis)
da Grécia propriamente dita. Nas colônias, de acordo com Carl Sagan
(documentário Cosmos, episódio 7), havia uma maior liberdade de ideias,
inclusive com encontro de pessoas de culturas dos vários cantos da Ásia Menor e
do Mar Mediterrâneo, por meio do comércio, por exemplo. É claro, poucos séculos
depois a filosofia aporta e adentra em Atenas.
Ainda
que a separação da filosofia em relação ao pensamento mítico não tenha sido um
rompimento abrupto (de uma vez), como se a filosofia tivesse surgido
repentinamente, o fato é que a filosofia busca um caminho próprio de
investigação em relação à compreensão da natureza (physis, em grego – palavra
que compõe o nome física, estudo da natureza, literalmente).
IMAGENS: NATUREZA.
Em: https://en.wikipedia.org/wiki/Nature
Em slides: https://en.wikipedia.org/wiki/Nature#/media/File:Shaqi_jrvej.jpg
Cada
religião explicava, já naquele tempo, a origem e os fundamentos da origem do
mundo e da natureza a seu modo, por meio de seus deuses e deusas – os gregos
tinham deuses diferentes dos egípcios, estes, por sua vez, diferentes dos
mesopotâmios, dos persas, fenícios, hebreus, entre outros povos da antiguidade.
Não havia consenso. Portanto, uma resposta natural, isto é, que partisse do
próprio mundo natural, era necessária, fugindo, ademais, do risco de defender a
religião X ou Y ou Z. A resposta precisava ter uma universalidade, ou seja, ser
possível de entendimento e aceitação por todas as pessoas. Deste modo,
observadores da natureza, os primeiros filósofos gregos (séculos VII – V a.C.),
apresentaram respostas possíveis.
Mas
por que basear-se na natureza (physis, gr.) para buscar respostas? Por que a
natureza é universal, contorna todo o mundo, em qualquer lugar.
Os
primeiros filósofos gregos são chamados FILÓSOFOS DA NATUREZA (ou FÍSICOS) ou
PRÉ-SOCRÁTICOS. São conhecidos como pré-socráticos porque antecederam (vieram
antes de) o filósofo ateniense Sócrates, que viveu entre c.469 e 399 a.C. e que
será estudado no tempo certo. No caso, o nome pré-socráticos inclui, além dos
primeiros filósofos, também os sofistas, que serão estudados futuramente, antes
de Sócrates. Por agora, ficamos com os primeiros filósofos: de Tales de Mileto
(séculos VII/VI a.C.) a Leucipo e Demócrito de Abdera, que viveram por volta do
século V a.C.
IMAGENS: Tales de
Mileto.
Em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Thal%C3%A8s
Em slides:
IMAGENS:
Pré-Socráticos:
https://nl.wikipedia.org/wiki/Presocratische_filosofie
Em slides:
https://nl.wikipedia.org/wiki/Presocratische_filosofie#/media/Bestand:Hermann_Alexander_Diels_2.jpg
Os
primeiros filósofos gregos (físicos ou estudiosos da natureza) buscavam o(s)
princípio(s) que deu(deram) origem e que está(ão) no fundamento de tudo que
existe. Princípio é ARCHÉ ou ARQUÉ, em grego. Por curiosidade, a palavra arqueologia
tem sua origem nessa palavra. Aqueles filósofos buscavam a arqué(arché). Tales
de Mileto, por exemplo, dizia que o princípio e o fundamento de todas as coisas
é a ÁGUA. Tudo teve sua origem na água primordial.
Curiosamente,
a água está na origem de muitos seres, de acordo com as mitologias antigas. Na
Bíblia, por exemplo, quando Deus cria os Céus e a Terra, diz o capítulo 1 do
Gênesis que o Deus andava sobre as águas. Como vemos aqui, a filosofia tem
raízes na mitologia, mas vai muito além desta, ao colocar os seres divinos fora
da explicação do mundo natural. Tales, inclusive, foi apontado como possível
ateu. O fragmento 4 doxográfico (de escrita que apresenta uma opinião) sobre
Tales de Mileto diz:
“Entre
os que afirmam um único princípio móvel – por Aristóteles chamados propriamente
de físicos –, uns consideram-no LIMITADO, assim como Tales de Mileto, filho de
Examias e Hipo – que parece ter sido ateu. Dizem que a água é o princípio.
(...)” (BORNHEIM, 1998: p. 23.)
Outros
(séculos VII – V a.C.):
FILÓSOFO |
PRINCÍPIO(S)[ARQUÉ] |
TALES
DE MILETO |
ÁGUA. |
ANAXÍMENES
DE MILETO |
AR. |
ANAXIMANDRO
DE MILETO |
ÁPEIRON (Ilimitado,
Indeterminado). |
HERÁCLITO
DE ÉFESO |
FOGO.
Tudo: em devir. |
XENÓFANES
DE CÓLOFON |
TERRA. |
EMPÉDOCLES
DE AGRIGENTO |
TERRA,
ÁGUA, AR E FOGO. Forças: AMOR (agregação) e ÓDIO ou DISCÓRDIA (desagregação). |
PITÁGORAS
DE SAMOS |
OS
NÚMEROS. |
PITAGÓRICOS |
DISCÍPULOS
DE PITÁGORAS, que defenderam suas ideias e as guardaram. |
ANAXÁGORAS
DE CLAZÔMENA |
HOMEOMERIAS
(muitas PARTÍCULAS minúsculas semelhantes aos corpos que compõem – ex.: se um
corpo é resistente é porque as homeomerias que o compõem têm essa
característica, além de outras). |
LEUCIPO
E DEMÓCRITO DE ABDERA |
ÁTOMOS
(muitas PARTÍCULAS INDIVISÍVEIS, minúsculas, que se unem por meio de
encaixes, formando todos os seres). Curiosamente, a Química e a Física atuais
defendem a composição de tudo pelos átomos-elementos químicos, mas sabem que
o átomo é divisível, via fissão nuclear, diferentemente de Leucipo e Demócrito,
que tiveram, com Anaxágoras, grande mérito. |
PARMÊNIDES
DE ELEIA |
O
SER É; O NÃO-SER NÃO É. O MOVIMENTO É ILUSÃO. Oposto a Heráclito. |
ZENÃO
DE ELEIA |
ARGUMENTOS
PARA PROVAR AS TESES DE PARMÊNIDES A RESPEITO DA ILUSÃO DO MOVIMENTO: AQUILES
E A TARTARUGA, A FLECHA PARADA, por
exemplo. |
Para mais
detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São
Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
WIKIPÉDIA. Verbetes: Sagrado,
Templo, Ciência, Laboratório. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 07 de fevereiro de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário