quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

AULA ZOOM 4 DE FILOSOFIA 2021 - PRIMEIROS ANOS E EP1: OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 4 DE FILOSOFIA 2021

 

CONTEÚDO: OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a Arte, a Sociologia e a História.

 

Filosofia, ao pé da letra, é amizade (philia, grego) com a sabedoria (sophia, grego) ou amor (philia) à sabedoria (sophia), como vimos em uma aula anterior, ao nos referirmos ao filósofo Pitágoras que, segundo Marilena Chauí cita, criou a palavra para referir-se como amigo da sabedoria (filósofo). A filosofia tem uma história muito antiga. Vejamos algumas imagens:

FILOSOFIA – IMAGENS: https://it.wikipedia.org/wiki/Filosofia

Em slides:

https://it.wikipedia.org/wiki/Filosofia#/media/File:Owl_of_Minerva.png

Existe, sem dúvida, uma filosofia oriental (no Oriente, a leste), com Buda, Confúcio, Lao-Tsé e outros. Aqui será considerada tão-somente a filosofia ocidental, filosofia nascida no mundo grego antigo e que se espalhou pelo mundo ocidental (do Ocidente, a oeste do mundo), mas que, com certeza, influenciou e influencia o mundo todo ainda hoje, como veremos mais adiante.

A filosofia, enquanto reflexão racional (baseada na razão, logos, em grego) a respeito do mundo, nasceu nas colônias gregas da Ásia Menor (atual Turquia) e Magna Grécia (Sul da Itália), com filósofos que buscavam respostas não baseadas no mito ou nas religiões a respeito das origens e dos princípios fundamentais de todas as coisas, do universo e dos seres.

IMAGENS: COLONIZAÇÃO GREGA.

Em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Colonisation_grecque

Em slides:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Colonisation_grecque#/media/Fichier:EPMA-6577-IGI(3)46-Brea_foundation_decree-1.JPG

Mas por que a filosofia não nasceu na Grécia continental, diretamente? Uma das razões foi a força da religião, mais estruturada nas cidades-estados (póleis) da Grécia propriamente dita. Nas colônias, de acordo com Carl Sagan (documentário Cosmos, episódio 7), havia uma maior liberdade de ideias, inclusive com encontro de pessoas de culturas dos vários cantos da Ásia Menor e do Mar Mediterrâneo, por meio do comércio, por exemplo. É claro, poucos séculos depois a filosofia aporta e adentra em Atenas.

Ainda que a separação da filosofia em relação ao pensamento mítico não tenha sido um rompimento abrupto (de uma vez), como se a filosofia tivesse surgido repentinamente, o fato é que a filosofia busca um caminho próprio de investigação em relação à compreensão da natureza (physis, em grego – palavra que compõe o nome física, estudo da natureza, literalmente).

IMAGENS: NATUREZA. Em: https://en.wikipedia.org/wiki/Nature

Em slides: https://en.wikipedia.org/wiki/Nature#/media/File:Shaqi_jrvej.jpg

Cada religião explicava, já naquele tempo, a origem e os fundamentos da origem do mundo e da natureza a seu modo, por meio de seus deuses e deusas – os gregos tinham deuses diferentes dos egípcios, estes, por sua vez, diferentes dos mesopotâmios, dos persas, fenícios, hebreus, entre outros povos da antiguidade. Não havia consenso. Portanto, uma resposta natural, isto é, que partisse do próprio mundo natural, era necessária, fugindo, ademais, do risco de defender a religião X ou Y ou Z. A resposta precisava ter uma universalidade, ou seja, ser possível de entendimento e aceitação por todas as pessoas. Deste modo, observadores da natureza, os primeiros filósofos gregos (séculos VII – V a.C.), apresentaram respostas possíveis.

Mas por que basear-se na natureza (physis, gr.) para buscar respostas? Por que a natureza é universal, contorna todo o mundo, em qualquer lugar.

Os primeiros filósofos gregos são chamados FILÓSOFOS DA NATUREZA (ou FÍSICOS) ou PRÉ-SOCRÁTICOS. São conhecidos como pré-socráticos porque antecederam (vieram antes de) o filósofo ateniense Sócrates, que viveu entre c.469 e 399 a.C. e que será estudado no tempo certo. No caso, o nome pré-socráticos inclui, além dos primeiros filósofos, também os sofistas, que serão estudados futuramente, antes de Sócrates. Por agora, ficamos com os primeiros filósofos: de Tales de Mileto (séculos VII/VI a.C.) a Leucipo e Demócrito de Abdera, que viveram por volta do século V a.C.

IMAGENS: Tales de Mileto.

Em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Thal%C3%A8s

Em slides:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Thal%C3%A8s#/media/Fichier:Illustrerad_Verldshistoria_band_I_Ill_107.jpg

IMAGENS: Pré-Socráticos:

https://nl.wikipedia.org/wiki/Presocratische_filosofie

Em slides:

https://nl.wikipedia.org/wiki/Presocratische_filosofie#/media/Bestand:Hermann_Alexander_Diels_2.jpg

Os primeiros filósofos gregos (físicos ou estudiosos da natureza) buscavam o(s) princípio(s) que deu(deram) origem e que está(ão) no fundamento de tudo que existe. Princípio é ARCHÉ ou ARQUÉ, em grego. Por curiosidade, a palavra arqueologia tem sua origem nessa palavra. Aqueles filósofos buscavam a arqué(arché). Tales de Mileto, por exemplo, dizia que o princípio e o fundamento de todas as coisas é a ÁGUA. Tudo teve sua origem na água primordial.

Curiosamente, a água está na origem de muitos seres, de acordo com as mitologias antigas. Na Bíblia, por exemplo, quando Deus cria os Céus e a Terra, diz o capítulo 1 do Gênesis que o Deus andava sobre as águas. Como vemos aqui, a filosofia tem raízes na mitologia, mas vai muito além desta, ao colocar os seres divinos fora da explicação do mundo natural. Tales, inclusive, foi apontado como possível ateu. O fragmento 4 doxográfico (de escrita que apresenta uma opinião) sobre Tales de Mileto diz:

“Entre os que afirmam um único princípio móvel – por Aristóteles chamados propriamente de físicos –, uns consideram-no LIMITADO, assim como Tales de Mileto, filho de Examias e Hipo – que parece ter sido ateu. Dizem que a água é o princípio. (...)” (BORNHEIM, 1998: p. 23.)

Outros (séculos VII – V a.C.):

FILÓSOFO

PRINCÍPIO(S)[ARQUÉ]

TALES DE MILETO

ÁGUA.

ANAXÍMENES DE MILETO

AR.

ANAXIMANDRO DE MILETO

ÁPEIRON (Ilimitado, Indeterminado).

HERÁCLITO DE ÉFESO

FOGO. Tudo: em devir.

XENÓFANES DE CÓLOFON

TERRA.

EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO

TERRA, ÁGUA, AR E FOGO. Forças: AMOR (agregação) e ÓDIO ou DISCÓRDIA (desagregação).

PITÁGORAS DE SAMOS

OS NÚMEROS.

PITAGÓRICOS

DISCÍPULOS DE PITÁGORAS, que defenderam suas ideias e as guardaram.

ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENA

HOMEOMERIAS (muitas PARTÍCULAS minúsculas semelhantes aos corpos que compõem – ex.: se um corpo é resistente é porque as homeomerias que o compõem têm essa característica, além de outras).

LEUCIPO E DEMÓCRITO DE ABDERA

ÁTOMOS (muitas PARTÍCULAS INDIVISÍVEIS, minúsculas, que se unem por meio de encaixes, formando todos os seres). Curiosamente, a Química e a Física atuais defendem a composição de tudo pelos átomos-elementos químicos, mas sabem que o átomo é divisível, via fissão nuclear, diferentemente de Leucipo e Demócrito, que tiveram, com Anaxágoras, grande mérito.

PARMÊNIDES DE ELEIA

O SER É; O NÃO-SER NÃO É. O MOVIMENTO É ILUSÃO. Oposto a Heráclito.

ZENÃO DE ELEIA

ARGUMENTOS PARA PROVAR AS TESES DE PARMÊNIDES A RESPEITO DA ILUSÃO DO MOVIMENTO: AQUILES E A TARTARUGA, A FLECHA PARADA,  por exemplo.

Para mais detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São Paulo, Cultrix, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

WIKIPÉDIA. Verbetes: Sagrado, Templo, Ciência, Laboratório. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de fevereiro de 2021.

Nenhum comentário: