domingo, 1 de dezembro de 2024

QUARTO BIMESTRE – RECUPERAÇÃO DO SEGUNDO SEMESTRE: AULA 39 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS. REVISÃO DO SEGUNDO SEMESTRE: PLATÃO, ARISTÓTELES E HELENISMO – RESUMO BÁSICO (Prof. José Antônio Brazão.)

  

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 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE – RECUPERAÇÃO DO SEGUNDO SEMESTRE:

AULA 39 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

REVISÃO DO SEGUNDO SEMESTRE: PLATÃO, ARISTÓTELES E HELENISMO – RESUMO BÁSICO (Prof. José Antônio Brazão.)

PLATÃO (séculos V e IV a.C.):

*Filósofo de Atenas. Fundou a ACADEMIA, uma escola filosófica.

*Em seu livro A REPÚBLICA, propõe uma cidade ideal.

*Classes ou grupos da cidade ideal:

***Governantes: filósofos e filósofas.

***Protetores: guardiões e guardiãs, soldados.

***Provedores (mantenedores): comerciantes, agricultores e artesãos.

*Mito da caverna (no início do Livro VII de A República):

***Dentro da caverna. Ilusão.

***Fora da caverna. Realidade.

*Dois mundos:

*** Mundo das Ideias – formas perfeitas e eternas, modelos. (Resposta a Parmênides).

***Mundo Sensível – mundo do corpo, que é prisão da alma, que percebe o mundo pelos cinco sentidos. Cópia imperfeita do mundo das Ideias. (Resposta a Heráclito.)

*Conhecimento: recordação daquilo que a alma, outrora, contemplou no mundo das Ideias. O corpo: prisão da alma, da qual esta deve se libertar com a ajuda da recordação e do desprendimento das coisas materiais.

ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (século IV a.C.):

*Filósofo de Estagira, cidade da Macedônia. Foi estudante de Platão, na Academia, em Atenas (na Grécia).

*Fundou o Liceu, uma escola filosófica que rivalizaria com a Academia de Platão.

*Criticou a república ideal de Platão. Aristóteles tomava como ponto de partida a realidade, aquilo que via e que conhecia.

*Não acreditava também no mundo das ideias – todo conhecimento vem dos sentidos e é fruto do trabalho da razão que converte os dados sensíveis em ideias, pensamentos, conhecimento.

*Aristóteles estudou o movimento. Segundo ele, o movimento é a passagem da potência (possibilidade de vir a ser) ao ato (realização da potência). Por exemplo, a semente é uma árvore em potência; a árvore, por sua vez, o ato, a realização da potência contida na semente.

*O movimento tem quatro causas: material (a matéria de que algo é feito – exemplo: o bronze); formal (a forma que será dada ao objeto ou ao ser – por exemplo: a forma de estátua na cabeça do escultor); eficiente (a causa que faz, que realiza o movimento – ex.: o trabalho do escultor); final (a finalidade ou objetivo do movimento – por exemplo: uma estátua de Zeus para um templo, a fim de honrar o deus).

*No campo da astronomia, Aristóteles era adepto do GEOCENTRISMO, isto é, a crença de que a Terra é o centro do universo (cosmos) e que todos os astros giram ao redor dela, posição que levou um pouco mais de dois milênios, desde então, para ser derrubada. O movimento dos astros é circular.

*No geocentrismo, há distinção entre mundo sublunar (Terra, parada no centro do universo/cosmos) e mundo supralunar (mundo acima da Lua, composto pela sequência de Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e as Estrelas Fixas). O mundo sublunar é feito de quatro elementos de Empédocles: terra, água, ar e fogo, sempre se combinando e recombinando, os quatro em movimento. O mundo supralunar é feito de éter, substância pura, imaculada (sem manchas), transparente e simples. Os astros são condensações de éter!

*No campo da ética, Aristóteles afirma que a virtude está no caminho do meio, isto é, nem no excesso nem na falta. Por exemplo: a coragem está entre a covardia e a bravura indômita (não dominada, não controlada). O corajoso é aquele que não se deixa levar pela covardia nem é imprudente a ponto de morrer por descontrole na batalha.

HELENISMO (séculos IV a.C. a IV ou V d.C., conforme cada datação):

*Influência do pensamento grego (helênico – daí helenismo) sobre vastas regiões dominadas pelos impérios macedônico e, depois, pelo romano. A cultura grega exerceu influência clara nas crenças mitológicas, na arquitetura, na arte e na cultura, inclusive na língua de cada região dominada.

*Até hoje tal influência se faz presente. Por exemplo, na língua portuguesa há uma enorme quantidade de termos (palavras, prefixos e sufixos) gregos, até nas matérias escolares!

*Uma marca do helenismo é o cosmopolitismo – a crença de que se é cidadão do mundo. Por quê? Porque a antiga cidadania deixou de existir, pois cada cidade estava, agora, sob o domínio do império que domina as cidades.

*Surgiram, nesse período, várias escolas, sendo as principais:

***Cinismo – propunha o desprezo pelas convenções sociais. Por exemplo: Diógenes, o cínico.

***Estoicismo – propunha o controle das paixões e dos desejos. Por exemplo: Zenão de Citium (Cítio), grego; Cícero, Marco Aurélio e Sêneca, romanos. Propunha igualmente a ATARAXIA, a imperturbabilidade ou tranquilidade da alma, que deve ser buscada pelo sábio.

***Ceticismo – propunha a dúvida (skepsis, em grego – de onde vem scepticismo, ceticismo) como instrumento de questionamento das verdades. Não há verdades universais. Exemplo: Pirro de Élis (ou Élida).

***Epicurismo – escola fundada por Epicuro de Samos, que viveu um bom tempo em Atenas, e que propunha a busca do prazer cotidiano, de modo equilibrado. Propunha também a ATARAXIA, a imperturbabilidade ou tranquilidade da alma, que deve ser buscada pelo sábio. Aos deuses não se deve temer, pois eles têm vida própria e não se importam com os seres humanos. Tudo é feito de ÁTOMOS, partículas minúsculas, indivisíveis e invisíveis aos olhos nus, seguindo a herança deixada por Demócrito e Leucipo. Um dos grandes discípulos foi Diógenes de Enoanda, na Ásia Menor, rico e entusiasmado com o epicurismo.

***Neoplatonismo – escola fundada por Amônio Saccas, em Alexandria, no Egito, no período cristão, cujo maior seguidor foi Plotino. O neoplatonismo, como o nome aponta, foi um resgate e um reestudo e repensar das crenças platônicas. Onde Platão via o BEM, ideia mais perfeita de todas, os neoplatônicos viam o UNO, fonte de toda beleza e perfeição. O UNO é perfeito e eterno e a alma deve se elevar a ele, despegando-se da materialidade.

*O helenismo também teve representantes nos campos das ciências: Arquimedes, Cláudio Ptolomeu, Hierão, Euclides, entre outros. A filósofa Hipácia (Hipatia) de Alexandria, do século IV d.C. foi uma grande pesquisadora e neoplatônica.

 

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