SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
COMANDO DE ENSINO POLICIAL
MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de Ensino /
Coordenação Pedagógica
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO – PRIMEIRO SEMESTRE DE 2025.
SOCIOLOGIA – SEGUNDOS ANOS
PROFESSOR
JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
QUESTÕES
DE 1 A 10 – VALOR: 0,3 (três décimos) CADA.
01. Cada um
de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da
vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível
do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos
são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse
modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e,
hoje, o de república ou de corpo político o qual é chamado por seus membros de
Estado [...]. Jacques Rousseau (século
XVIII). Os pensadores, 1983.). Considerando o texto, produzido no âmbito do
Iluminismo francês (século XVIII), o fragmento apresenta qual doutrina política,
conforme Rousseau?
(a)( )
Contratualismo e coletivismo.
(b)( )
Lamarckismo.
(c)( ) Marxismo.
(d)( )
Darwinismo.
(e)( ) Racismo.
02. Rousseau construiu uma obra que se apresentou
significativa para a afirmação do mundo moderno. Historicamente, contribui para
refletir sobre a educação quando escreveu a obra Emílio. No Emílio, Rousseau
fala de uma educação em contato com a natureza e em respeito a esta. HOJE, em
pleno século XXI, vivemos um momento em que a questão da natureza aparece com
muita força, tendo como exemplo as enchentes do Rio Grande do Sul. Nesse
sentido, como o aprendizado escolar pode ajudar na formação de uma consciência
de respeito e de preservação do meio ambiente? Assinale a alternativa correta.
(a)( ) Uma
educação voltada para a dominação unilateral da natureza.
(b)( ) Uma
educação que se preocupa tão somente em formar pessoas para o mundo do
trabalho, sem dar-lhes consciência de civismo e cidadania, além das pessoas,
igualmente para o respeito ao mundo natural.
(c)( ) Uma
educação preocupada com a formação de homens que sejam verdadeiros predadores
da natureza, sem pensar no amanhã.
(d)(
) Uma educação que seja processo de reconhecimento de valores e
clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e
modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as
inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
(e)(
) Uma educação destituída de valores naturalísticos e ambientais, com
uma visão míope, fruto da ambição e do desejo humano de domínio, conquista e
extração de bens do mundo natural, sem se preocupar com a reparação e o cuidado
desse mundo.
03. Entendia
o filósofo Jean-Jacques Rousseau que a sociedade civil é resultado das
transformações que a espécie humana sofreu ao longo de sua história, sobretudo
da condição de selvagem para a condição de homem civilizado. O que permitiu
essa transformação, segundo este filósofo, é a perfectibilidade (a faculdade de
aperfeiçoar-se; faculdade essa que, com a ajuda das circunstâncias, desenvolve
sucessivamente todas as outras). “Para Rousseau, a liberdade e a
perfectibilidade são as duas características (...) que fazem a distinção entre
homens e animais: os homens são agentes livres (sua natureza não se inscreve em
disposições fixas) e perfectíveis, ao passo que os animais são condenados a
seguir o instinto próprio de sua espécie e a permanecer sempre idênticos a si
mesmos.” (Mauro D. B. Arco Júnior.) Os animais, portanto, segundo essa teoria,
nunca vão mudar, vão sempre seguir os ditames (imposições, regras) da natureza.
No mundo de HOJE, trazendo para nossos dias, a matança de animais e a
destruição do meio ambiente, o que é preciso mudar para que sejamos, de fato,
perfectíveis (sujeitos ao aprimoramento)? Marque a alternativa ERRADA.
(a)(
) Voltando ao estado de natureza, tal como era, segundo Rousseau, antes
da existência da sociedade.
(b)(
) Reciclar ideias e modo de encarar o mundo, pondo de lado a crença de
que somos seres criados para o domínio, numa perspectiva destrutiva, do mundo e
respeitando e cuidando melhor da natureza, de nós mesmos e das pessoas, a
começar de casa.
(c)(
) Reciclar, reaproveitar e reduzir o consumo desenfreado imposto pela
ideologia consumista que existe no Brasil e em muitos lugares do mundo.
(d)(
) Participar de ações coletivas preocupadas com o meio ambiente e com os
seres humanos que dele fazem parte: plantio de árvores, movimentos em prol do
mundo natural (exemplo, Green Peace),
(e)(
) Cuidar da Terra, tendo em vista que não há, até agora, outro lugar do
universo em que os seres humanos possam habitar.
04. Na
passagem do estado de natureza para a sociedade, o primeiro contrato foi
imposto pelos mais fortes. Rousseau, inclusive, propõe um novo contrato, um
contrato social livre, em seu livro O Contrato Social. Em O Contrato
Social, após reconhecer as vantagens da instituição do estado civil (estado
de convivência com outros seres humanos, onde há regras de convivência,
inclusive, morais, como a preocupação de uns com os outros). Rousseau
afirma a necessidade de se acrescentar à aquisição deste estado (estado civil)
a liberdade moral, pois só assim o homem torna-se senhor de si mesmo. Qual
das alternativas seguintes concorda com o trecho marcado (sublinhado e
grifado)?
(a)(
) O ser humano torna-se senhor de si mesmo, um
ser dotado de liberdade, quando obedece cegamente as leis e normas sociais.
(b)(
) O ser humano torna-se senhor de si mesmo, um ser dotado de liberdade,
quando deixa-se escravizar por seus semelhantes.
(c)(
) O ser humano torna-se senhor de si mesmo, um ser dotado de liberdade,
quando, tendo saído do estado de natureza, pensa que é superior a ela e passa a
destruí-la, sem pensar no amanhã, por conta de uma ambição desenfreada.
(d)(
) O ser humano torna-se senhor de si mesmo, um ser dotado de liberdade,
quando as vantagens da instituição civil são benéficas a ele e a seus
semelhantes, permitindo-lhe o pleno desenvolvimento humano e moral, em que
todos respeitam as leis em prol (benefício) do bem comum.
(e)(
) O ser humano torna-se senhor de si mesmo, um ser dotado de liberdade,
quando as vantagens da instituição civil beneficiam-no exclusivamente e aos
seus próximos (familiares e amigos), em detrimento dos demais membros da
sociedade.
05. “O homem
nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos
demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (…) A ordem social, porém, é
um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (…) Haverá sempre uma
grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam
homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não
verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e
seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma
associação; nela não existe bem público, nem corpo político.” (Jean-Jacques
Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.) A
ideia central contida neste texto encontra-se resumida em qual das seguintes
alternativas?
(a)(
) O ser humano é totalmente livre para fazer o que bem entender,
contanto que dê conta a seus semelhantes e a Deus pelo que fizer de errado.
(b)(
) A ordem social é um direito sagrado porque está baseada no que dizem
as leis sagradas de todas as crenças, em detrimento de qualquer acordo humano.
(c)(
) Há diferença entre subjugar (dominar) a multidão e reger eticamente a
sociedade: na subjugação (domínio) há senhores e escravos; já, em uma regência
ética, fundada no pacto social e na vontade da maioria, fundada na moral, o
governo se dá sobre pessoas livres e dotadas de consciência do bem comum.
(d)(
) A sociedade é uma mera desagregação e desassociação de pessoas, pois
nenhuma sociedade tem sentido, mesmo se vivesse em busca da reconstrução dos
valores positivos que estavam no estado de natureza.
(e)(
) A sociedade, tal como existe na maioria dos lugares, saída do estado
de natureza, é fundada tão-somente no bem público e no corpo político (conjunto
de representantes políticos e dos cidadãos), não permitindo o agravante da
propriedade privada, mas tornando a propriedade um bem coletivo.
Um elemento forte no estado de natureza de Hobbes é a
guerra – a guerra de todos contra todos. O mundo atual está perpassado por
guerras e armamentismo, levantando, consigo, questões sociológicas e éticas
muito profundas. Leia o texto a seguir, escrito por Voltaire, um pensador
iluminista, e responda as questões. (Interpretação de texto.)
TEXTO:
“(...)Povos bastante afastados ouvem dizer que vai
haver guerra e que há cinco ou seis soldos diários a ganhar se quiserem
participar da coisa: dividem-se dentro em pouco em dois bandos, como ceifeiros,
e vão vender seus serviços a quem os queira empregar. Então essas multidões se
atiram umas contra outras, não só sem ter interesse algum no processo, mas sem
mesmo saber do que se trata. São seis potências beligerantes ao mesmo tempo,
ora três contra três, ora duas contra quatro, ora uma contra cinco, detestando-se
todas igualmente entre si, unindo-se e atacando turno a turno; todas de acordo
num único ponto, o de fazer todo o mal possível. O maravilhoso dessa empresa
infernal é que cada chefe dos matadores faz benzer suas bandeiras e invoca
solenemente a Deus antes de ir exterminar o próximo. Se um chefe não teve a
felicidade de fazer degolar senão dois ou três mil homens, não agradece a Deus;
mas assim alcance um ativo de uns dez mil exterminados pelo fogo e pelo ferro,
e por cúmulo de graça alguma cidade seja totalmente destruída, então canta-se
aos quatro ventos uma longa canção, composta numa língua desconhecida de todos
os que combateram e repleta de barbarismos. A mesma canção serve tanto para os
casamentos ou nascimentos como para as mortes: o que é imperdoável, sobretudo
na nação mais famosa por suas novas canções.(...)” (Trecho do verbete GUERRA, do Dicionário
Filosófico, de Voltaire. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000022.pdf)
QUESTÃO 06: Voltaire, pensador
iluminista do século 18, fez uso da sátira (gozação) para criticar a política e
as ações erradas que via, muitas vezes, injustas. A guerra é criticada com uma
pontinha acentuada de sátira. Marque em qual dos seguintes trechos, a sociedade
chega a incorporar, de forma absurda, um elemento da guerra em cerimônias do
seu dia a dia.
(a)(
) “Então essas multidões se atiram umas contra outras, não só sem ter
interesse algum no processo, mas sem mesmo saber do que se trata.”
(b)(
) “O maravilhoso dessa empresa infernal é que cada chefe dos matadores
faz benzer suas bandeiras e invoca solenemente a Deus antes de ir exterminar o
próximo.”
(c)(
) “Se um chefe não teve a felicidade de fazer degolar senão dois ou três
mil homens, não agradece a Deus (...).”
(d)(
) “(...)mas assim alcance um ativo de uns dez mil exterminados pelo fogo
e pelo ferro, e por cúmulo de graça alguma cidade seja totalmente destruída,
então canta-se aos quatro ventos uma longa canção (...).”
(e)(
) “A mesma canção serve tanto para os casamentos ou nascimentos como
para as mortes: o que é imperdoável, sobretudo na nação mais famosa por suas
novas canções.”
QUESTÃO 07: Observe o trecho: “Povos
bastante afastados ouvem dizer que vai haver guerra e que há cinco ou seis
soldos diários a ganhar se quiserem participar da coisa: dividem-se dentro em
pouco em dois bandos, como ceifeiros, e vão vender seus serviços a quem os
queira empregar. Então essas multidões se atiram umas contra outras, não só sem
ter interesse algum no processo, mas sem mesmo saber do que se trata.”
(Voltaire). De acordo com o trecho, qual motivação abaixo é incompatível
enquanto ganho de guerra?
(a)(
) Dinheiro.
(b)(
) Sabedoria.
(c)(
) Venda de serviços.
(d)(
) Emprego.
(e)(
) Ganhos.
QUESTÃO 08: “O maravilhoso dessa
empresa infernal é que cada chefe dos matadores faz benzer suas bandeiras e
invoca solenemente a Deus antes de ir exterminar o próximo.” Ao fazer tal
afirmação, Voltaire está usando um elemento de linguagem fundamental à crítica
filosófica, qual seja:
(a)(
) A ironia.
(b)(
) O eufemismo.
(c)(
) A metonímia.
(d)(
) A metáfora.
(e)(
) A hipérbole.
QUESTÃO 09: Para além do texto.
Voltaire fez parte dos filósofos do Iluminismo, do século XVIII, época em que
chegou-se ao auge das descobertas e fatos históricos de séculos anteriores. No
século XVIII, destacava(m)-se, no campo produtivo:
(a)(
) A Reforma Protestante e os avanços das igrejas reformadas.
(b)(
) O Renascimento Artístico.
(c)(
) A Revolução Científica Moderna.
(d)(
) A Revolução Industrial.
(e)(
) As grandes navegações e descobertas marítimas, muito bem destacadas,
no caso português, no livro Os Lusíadas,
de Camões.
QUESTÃO 10: A discussão posta pelo
texto de Voltaire, a respeito da guerra, entra nos seguintes aspectos ou áreas
da filosofia, com exceção de:
(a)(
) Ética, que estuda os valores constitutivos da sociedade e os
contravalores, buscando a superação destes e a busca do bem comum.
(b)(
) Política.
(c)(
) Metafísica, que trata das essências e dos seres, buscando o ser
enquanto ser, para além da realidade concreta.
(d)(
) Moral.
(e)(
) Verdade (tratada, por exemplo, pela Lógica e a Filosofia da
Linguagem).
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