domingo, 8 de junho de 2025

SEGUNDO BIMESTRE - AULA 21 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE 2025. PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE 2025

FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS

PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 – FILOSOFIA – PRIMEIROS ANOS:

TEXTO:

Biografia e ideias de Sócrates (IN: http://www.suapesquisa.com/socrates/)

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos. Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade. Temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora de Atenas começa a encarar Sócrates como um inimigo público e um agitador em potencial. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. Em sua cela, foi condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta, em 399 AC.

MARQUE UMA ÚNICA ALTERNATIVA NAS QUESTÕES A SEGUIR.

QUESTÃO 1: Dentre as acusações contra Sócrates encontram-se as seguintes, exceto:

a)(     ) Ensinar coisas erradas à juventude.

b)(     ) Subverter a ordem social.

c)(     ) Corromper a juventude.

d)(     ) Ser dedicado cidadão da pólis (cidade-estado).

e)(     ) Provocar mudanças na religião grega.


QUESTÃO 2: Dentre os seguintes pensadores, as ideias deste exerceram certa influência em Sócrates:

a)(     ) Albert Einstein.

b)(     ) Alexander Graham Bell.

c)(     ) Anaxágoras.

d)(     ) Max Planck.

e)(     ) Albert Camus.

 

QUESTÃO 3: O principal elemento que Sócrates usou para discutir ideias com os seus interlocutores foi:

a)(     ) A música.

b)(     ) A pintura.

c)(     ) A arte.

d)(     ) A escrita.

e)(     ) A palavra.

 

QUESTÃO 4: Dentre as seguintes de seus diálogos encontram-se as seguintes, exceto:

a)(     ) Adulação e bajulação da aristocracia de seu tempo.

b)(     ) Uso da ironia (perguntar simulando não saber, a fim de levar à contradição).

c)(     ) A maiêutica (arte de partejar ideias).

d)(     ) Levar as pessoas à reflexão crítica das verdades em que acreditavam.

e)(     ) Preocupação com questões humanas, éticas e políticas.

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:



QUESTÃO 5: A história em quadrinhos é um recontar do Mito da Caverna, de Platão (A República, livro VII). Os desenhos mostram, em si, quantos níveis de realidade?

(a)(     ) Três níveis: o mundo da caverna, o mundo externo e o mundo celestial.

(b)(     ) Um nível: o terrestre.

(c)(     ) Quatro níveis: caverna, mundo externo, mundo das ideias e mundo celestial.

(d)(     ) Dois níveis: o mundo da caverna e o mundo externo.

(e)(     ) Seis níveis: caverna, exterior, mundo das ideias, mundo celestial, mundo mental, mundo sensível.

QUESTÃO 6: O que desperta a curiosidade de Piteco?

(a)(     )  Vozes assombradas provindas da caverna.

(b)(     ) Vozes fantasmagóricas provindas da caverna.

(c)(     ) Vozes assustadas provindas do fundo da caverna.

(d)(     ) Vozes trêmulas advindas do fundo da caverna.

(e)(     ) Vozes animadas e de incentivo provindas do fundo da caverna.

QUESTÃO 7: Assinale a alternativa em que há uma INCOERÊNCIA  em relação ao conjunto das imagens. As barbas dos homens da caverna indicam que

(a)(     ) Eles estavam dentro da caverna, provavelmente, desde muito jovens.

(b)(     ) Envelheceram vendo ilusões dentro da caverna.

(c)(     ) Eles estavam, há muito tempo, dentro da caverna, presos a ilusões.

(d)(     ) Eles passaram a vida inteira, do início ao fim, vendo ilusões dentro da caverna.

(e)(     ) Três das as alternativas anteriores estão certas.

QUESTÃO 8: Os velhos da caverna comumente viam:

(a)(     ) Pessoas vivas que se apresentavam a eles todos os dias.

(b)(     ) A beleza do verde das plantas.

(c)(     ) Formas de seres do mundo externo projetadas na parede do fundo da caverna.

(d)(     ) As essências divinas e transcendentes.

(e)(     ) As formas belas do Mundo das Ideias ou Mundo Inteligível.

QUESTÃO 9:Marque a alternativa errada. Os velhos que estavam na caverna não a queriam deixar

(a)(     )Porque sabiam seguramente que viam ilusões e não se importavam com isto.

(b)(     )Porque, apesar de serem ilusões, tudo o que viam tinha(m) aparência de verdade clara.

(c)(     )Porque, por conta do longo tempo vendo ilusões, se acomodaram a elas.

(d)(     )Porque acreditavam que a vida estava diante deles na parede e àquilo se restringia.

(e)(     )Porque acreditavam que o mundo todo estava projetado naquela parede.

QUESTÃO 10: Marque a alternativa correta. A ligação exata entre os elementos textuais é a seguinte:

(a)(     ) Sombras – Ilusões.

(b)(     ) Sombras – Verdades.

(c)(     ) Sombras – Certezas.

(d)(     ) Sombras – Correção.

(e)(     ) Sombras – Exatidão.

 


QUESTÃO 11: A passagem do interior escuro da caverna, iluminado apenas pela luz externa que projeta sombras (junto com barulhos externos), para o mundo externo iluminado pelo Sol tem os seguintes significados, EXCETO:

(a)(     ) A passagem da ignorância para o conhecimento.

(b)(     ) A passagem do novo para o status quo (a situação como é ou era).

(c)(     ) A passagem da ilusão para a verdade.

(d)(     ) A passagem das sombras da vida para a realidade luminosa da vida.

(e)(     ) A passagem da escravidão da escuridão e da ignorância para a liberdade.

 

QUESTÃO 12: Marque a alternativa correta. A ligação exata entre os elementos textuais é a seguinte:

(a)(     ) Fora da caverna – Ilusão.

(b)(     ) Fora da caverna – Inverdade.

(c)(     ) Fora da caverna – Imprecisão.

(d)(     ) Fora da caverna – Realidade.

(e)(     ) Fora da caverna – Escuridão.

QUESTÃO 13: O mito ou a alegoria da caverna, de Platão, aponta para a divisão de dois mundos, a saber:

(a)(     ) Interior da caverna – Mundo das Ideias. Exterior da caverna – Mundo sensível.

(b)(     ) Interior da caverna – Mundo das Certezas. Exterior da caverna – Mundo das incertezas.

(c)(     ) Interior da caverna – Mundo sensível. Exterior da caverna – Mundo das Ideias (Inteligível).

(d)(     ) Interior da caverna – Mundo do Ser. Exterior da caverna – Mundo do Não-Ser.

(e)(     ) Nenhuma das alternativas anteriores.



QUESTÃO 14: A comparação entre a parede da caverna e a televisão (e similares, hoje) aponta para os seguintes fatos, com exceção de:

(a)(     )Tanto a caverna quanto a televisão [e outras mídias] escondem ilusões que acomodam as pessoas, no intuito de dominar sua percepção do mundo, conformando-as ao status quo (hoje: a realidade como ela é, de dominação de classes).

(b)(     )Escondem o perigo de se achar que nelas estão contidas as verdades a respeito da vida e do mundo.

(c)(     )Ambas escondem sombras, ilusões e ideologias (no linguajar atual).

(d)(     )A televisão [e outras mídias] é [são] um [uns] excelente[s] meio[s] de comunicação de ideias verdadeiras e análises reais.

(e)(     )Dentre as ideologias e ações das redes de televisão, que acomodam e contribuem para a dominação das pessoas, encontram-se: o consumismo, a crença de que o mundo e a realidade, através dela, são verdadeiros; a manipulação (exemplo: o corte) de informações, etc.

QUESTÃO 15: Uma das grandes ilusões, no mundo de hoje, são as BETS (apostas e sites de apostas). Por que a caverna e prisão das BETS (apostas e sites de apostas) é tão perigosa? Que problemas graves essa prisão ilusória das BETS trazem para as pessoas? Explique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

BOM TRABALHO! CAPRICHE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário